NFC ou QR-Codes? conheça as diferenças e vantagens de cada tecnologia no controle de rondas

Conheça as tecnologias NFC e QR-Codes e entenda as diferenças e vantagens de cada uma aplicadas ao controle de rondas.

 

Estamos sempre buscando desenvolver novas tecnologias para estar a frente do mercado de segurança mundial. Entre as tecnologias que criamos, desenvolvemos e patenteamos para aprimorar o controle de rodas estão a tecnologia NFC e a tecnologia QR-Codes.

 

Entenda melhor o que são cada uma delas e como funcionam para controlar as rondas de segurança

 

A tecnologia NFC significa Near Field Communication, ou “Comunicação por Campo Próximo”. Aparelhos celulares dotados deste recurso são capazes de se comunicar com outros dispositivos até uma distância de no máximo 3 cm uns dos outros. Além disso, são capazes de ler Tags de radio-frequencia  do tipo chamado genericamente de “Myfair”.

 

Os Tags-RF Myfair existem em muitos formatos e tamanhos. Eles são fixados nos pontos de ronda, locais que os vigilantes ou outros trabalhadores móveis precisam visitar ou inspecionar regularmente. Ao aproximar o aparelho telefônico desses Tag-RF, imediatamente sua empresa recebe a informação da localização do vigilante e a data/hora exata da visita. Em outras palavras, o celular dotado de NFC pode ser utilizado como substituto ao bastão de ronda, desempenhando exatamente a mesma função.

 

Já a tecnologia QR-Code significa Quick Response ou “Resposta Rápida”. Trata-se de um código de barras bi-dimensional que pode ser facilmente impresso por qualquer impressora em etiquetas auto-adesivas ou em cartazes, como aqueles utilizados pelas empresas de segurança para indicar “Local Protegido”.

 

O vigilante, ao chegar a um ponto de sua ronda, fotografa o QR-Code fixado com a câmera de seu celular. No aparelho celular é necessário estar carregado um programa da Contronics em comunicação com o Guard On-Line.

 

Imediatamente o software do celular interpreta o QR-Code e decodifica seu número serial de identificação, que é imediatamente enviado ao Guard On-Line através do canal de dados de telefonia celular.

 

O QR-Code é uma solução de muito baixo custo, porém somente deve ser utilizada quando a empresa tem total confiança nos seus vigilantes, posto que as etiquetas QR-Code podem ser duplicadas.

 

Conheça nossos produtos

Categorias

Assinar Blog

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.