Política de Segurança nas Empresas em 4 Etapas

A Política de Segurança nas empresas trata-se de um conjunto de normas e padrões sobre procedimentos e métodos que devem ser tomados para garantir a segurança da empresa. Esta Política deve ser formalizada e divulgada a todos os colaboradores, levando em conta o perfil da empresa e dos negócios.

 

A construção dessa Política de Segurança acontece em quatro etapas:

 

1 Levantamento

Consiste na obtenção dos padrões e normas de segurança já existentes, além do entendimento do negócio e suas necessidades e obtenção de informações sobre o ambiente interno e externo.

 

2 Desenvolvimento do conteúdo e normas

É o gerenciamento da política em si. Parte da definição de segurança da organização e gestão de fatores críticos. Além do gerenciamento da versão e manutenção da política e referência para outras políticas, padrões e procedimentos. Nessa fase também é feita a atribuição de regras e responsabilidades e procedimentos de segurança.

 

3 Procedimento e revisão

Esta etapa é dedicada a pesquisas sobre as melhores práticas em segurança utilizadas no mercado. Também é na penúltima fase em que são desenvolvidos e formalizados os procedimentos para integrá-los às políticas da empresa.

 

4 Aprovação e implantação

Muito importante, esta etapa é composta pela revisão e aprovação da política, normas e procedimentos, além da implementação em si.

 

Os componentes de uma Política de Segurança são:

 

Especificação

Deve ser breve, utilizar palavras simples e formalizar o que se espera dos colaboradores.

 

Declaração da alta administração

Documento que atesta e demonstra aos colaboradores que a alta administração está ciente e de acordo com a política.

 

Autores

Os nomes dos autores da política são importantes, para que qualquer dúvida de interpretação ou sugestão de mudanças possam ser enviadas.

 

Referências

É importante ressaltar que é comum que as políticas façam referências a outros documentos existentes ou em desenvolvimento.

 

Procedimento para requisição de exceções

Devem existir e ser definidos procedimentos de solicitação de exceção.

 

Procedimentos para mudanças e datas

Também é importante definir os procedimentos para mudanças e os responsáveis para o controle e atualização, uma vez que esta não é estática. Além disso, a política deve possuir a assinatura da alta administração da empresa com a data de aprovação, última atualização e início de vigência.

 

Além dos componentes da política de segurança da empresa, é preciso ter em mente: ela deve ser verdadeira, possível de ser cumprida, que hajam recursos financeiros disponíveis para a implementação e execução, deve ser válida para todos (ser cumprida por todos na empresa, desde o presidente até os colaboradores), ser simples e de fácil compreensão, além de ter comprometimento com a alta administração da empresa.

 

A Contronics é especializada no desenvolvimento de produtos para o controle de rondas e controle de chaves. Conte conosco para garantir os melhores produtos para sua empresa.

 

Você sabe administrar os riscos no ambiente empresarial? 

 

Categorias

Assinar Blog

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.