Como convencer a chefia a investir em segurança empresarial?

Pensar em segurança empresarial é uma tarefa difícil e complexa que envolve todos os setores de uma organização.

 

Principalmente porque ninguém gosta de pensar no pior, nas situações de risco que estão vulneráveis, geralmente com aquela ideia de que nunca vai acontecer conosco.

 

Pode parecer simples, mas muitas vezes, gestores de empresas esbarram na chefia para implementar uma estratégia de segurança. Isso acontece porque embora reconheçam a importância de um sistema de segurança eficiente, a chefia não considera como algo prioritário. Um grande erro de empresas que só tomam decisões depois que o problema se concretiza.

 

E então, o que fazer para convencer a chefia a adotar um sistema de segurança eficiente?

 

1 – Identifique e mapeie

Identificar e mapear a causa dos problemas, sejam derivados de furtos, roubos (internos/externos), acidentes e incidentes é muito importante para começar um planejamento de segurança

 

2  – Faça um levantamento de incidência

Levantar qual a incidência dos problemas identificados, seja diária, semanal, mensal, anual, etc. Isso ajudará a entender a importância de um sistema de segurança.

 

3 –  Identifique as vulnerabilidades

É hora de “tocar na ferida” e saber quais são as vulnerabilidades ou deficiências na organização que estão levando a tais ocorrências.

 

4 – Apresente respostas

Identificado o problema, apresente uma resposta a essas ameaças. Essa resposta pode levar a reestruturação dos processos, investimento em pessoal treinado, investimento em segurança eletrônica, em controle de rondas ou controle de acessos.

 

5 – Análise de Risco

Elabore uma material com a chamada “Análise de Risco”, após obter todas as informações citadas acima. Este material norteará as ações a serem tomadas para resolver o problema da empresa.

 

6 – Análise de retorno

Faça um breve cálculo para mostrar em quanto tempo o investimento se pagará e o quanto isso trará benefícios para a empresa.

 

Depois de realizados todos os passos citados é o momento de apresentar o estudo para sua diretoria ou alto escalão. Com o planejamento em mãos, as chances deles aprovarem se potencializam.

 

Aqui na Contronics oferecemos soluções confiáveis e de alta tecnologia para a sua empresa se manter segura.

 

Entenda também como funciona o controle de rondas passo a passo

 

Conheça nossos produtos de controle de rondas

Categorias

Assinar Blog

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.