Como administrar os riscos no ambiente empresarial?

Hoje, empresas investem cerca de 3 a 5% de seus faturamentos em prevenção de riscos.

Empresas de todos os ramos de atividades estão cada vez mais focadas em obter lucro e resultados positivos ao menor custo possível. Com base nisso e com operações extremamente competitivas, essas organizações buscam desenvolver e gerir seus projetos com o mínimo de desperdício, seja em recursos financeiros ou mão de obra. Além de garantir uma maior qualidade de trabalho, fica evidente que administrar corretamente os riscos no meio empresarial também gera uma entrega em tempo mais hábil para o cliente.

 

Hoje, empresas investem cerca de 3 a 5% de seus faturamentos em prevenção e minimização dos riscos. Os riscos sendo identificados, estão ajudando os gestores a tomarem a decisão mais precisa em relação aos investimentos necessários e cuidados futuros a serem tomados. Ou seja, o mais importante é identificar esses riscos, para que a tarefa de combatê-los seja realizada com mais facilidade e eficácia.

 

Riscos relacionados à estratégia organizacional, desenvolvimento de produtos e formação das equipes são alguns dos assuntos mais levados em pauta. O que diz respeito aos riscos operacionais, como acidentes, lesões e danos externos também devem ser levados em conta. Imagine perder um funcionário de sua operação por algum tipo de dano físico. Além de atrasar os processos operacionais, a falta de um colaborador afeta efetivamente na entrega do produto final e seu recebimento pelo cliente, seja qual for a modalidade de venda.

 

É importante que exista um profissional que avalie o perfil da empresa, os produtos e serviços oferecidos e que este, faça uma avaliação detalhada dos riscos iminentes, com base nas informações coletadas. Em seguida, vem a etapa de aplicação. Também é interessante que seja montada uma matriz de vulnerabilidade onde seja possível visualizar o comportamento dos riscos identificados. E então, a partir disso, ter uma noção mais real de quais são os fatores de Alto Risco, Médio e Baixo Risco.

 

Administrar riscos na sua empresa deve ser algo visto como uma oportunidade para que negócios sejam vistos como oportunidades. Assim, sua empresa pode se projetar mais em projetos futuros e realizar novos investimentos sem riscos à organização.

 

Quer saber como lidar com os inconvenientes falsos disparos de alarmes? Clique aqui.

Categorias

Assinar Blog

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.