Os inconvenientes dos falsos disparos de alarmes

O que fazer quando isso acontece frequentemente?

Ao ouvir qualquer tipo de alarme disparar é comum que pessoas próximas entrem em modo de alerta e busquem sanar o problema.

Porém, ao contrário do que muitos pensam, grande parte das ocorrências de disparo de alarme registradas em residências e empresas não surgem a partir de situações que envolvem perigo, como assaltos e invasões, mas sim, de fatores externos – os chamados falsos disparos. Como aponta a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança, aproximadamente 95% das ocorrências de disparo de alarmes são falsas.

 

Em primeiro lugar, deve ficar claro que as causas da ocorrência de falsos disparos podem ser diversas. Seja pela má qualidade do equipamento e da instalação; condições climáticas ou por manuseio indevido do usuário, é unânime a opinião de que ser acordado ou interrompido em decorrência de algo que deveria estar sob controle – no caso de alarmes que tocam de forma indevida – é algo extremamente incômodo.

 

Felizmente, alguns cuidados básicos podem ser extremamente úteis para reduzir este problema. Veja a seguir algumas medidas que você pode tomar para evitar a ocorrência de disparos falsos:

 

Cuidado com a abertura de portas e janelas

Por menor que seja, a abertura de portas e janelas pode ser um problema. Correntes de ar muito fortes, a movimentação de cortinas ou a entrada e saída de animais podem fazer com que alarmes disparem. Sendo assim, sempre que fechar as portas e janelas da sua casa ou empresa, verifique se elas estão devidamente fechadas.

 

Proteja o ambiente de insetos e roedores

Sensores infravermelhos podem ser disparados com a movimentação desses animais. Por esse motivo, caso sua residência ou empresa apresente um grande número de insetos e roedores, é importante que seja feita uma dedetização. No caso dos roedores, eles costumam também roer a fiação dos alarmes, prejudicando a eficiência da proteção.

 

Cuide cuidadosamente de seus acionadores de controle remoto

Assim como todo o equipamento, é muito importante que os acionadores de controle remoto também estejam em um local seguro. Evite deixá-los em locais onde possam ser utilizados e pressionados de forma incorreta como gavetas e bolsas. Evite também que eles caiam ou se molhem, pois, além de disparar o falso alarme, os controles podem ficar inutilizados.

 

Preste atenção nas árvores e folhagens próximas à área protegida

Sempre mantenha os galhos de árvores e folhas próximas ao sensores infravermelhos devidamente podados. A presença de folhas ou galhos muito altos pode gerar interferência na frequência e identificação dos sensores e assim, fazer com que alarmes disparem de forma indevida. Além disso, árvores muito altas servem de abrigo para pássaros, outro fator que pode agravar a ocorrência dos falsos disparos.

 

Tomando essas devidas providências as reduções nos disparos de alarmes tendem a reduzir.

 

Que saber como não ser vítima do Engenheiro Social? Clique Aqui

Categorias

Assinar Blog

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.